domingo, 29 de junho de 2014

Canjica com amendoim

Sou apaixonada em canjica e para mim ela tem que ser com amendoim.
Hoje a tarde uma colega de trabalho me mandou uma mensagem pedindo a receita da canjica que fiz na escola ano passado em São Paulo. Passei na mesma hora a receita para ela que está grávida. Não queremos um tersol né gente! Hehehehehe
Na hora em que passava a receita para ela a vontade de saboreá-la surgiu do fim do túnel e ela veio com tanta força que me tirou debaixo do cobertor e colocou-me de pé na beirada do fogão.
Eta lombriga viu!
Para os amantes da canjica como eu, aí vai a receita.

Ingredientes:

1 pacote de milho para canjica
200 g de amendoim torrado e triturado ou 6 paçoquinhas diet.
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 vidro de leite de coco
1/2 pacote de coco ralado
1 xícara de açúcar
3 paus de canela
4 cravinhos
1 anis estrelado

Modo de preparo

Cozinhar o milho de canjica na pressão. Eu não costumo deixar ela de molho. Coloco para cozinhar com água, geralmente mais da metade da panela e após uns 20 min de cozimento eu destampo para ver se está macia ou não. Se não estiver macia, coloque mais água e deixo cozinhar por mais 10 minutos.
Enquanto a canjica cozinha, torre o amendoim no forno, tire a casquinha e triture-a.
Assim que a canjica estiver cozida passe-a para uma panela maior (não descarte a água que sobrou na panela, pois ela ajuda a engrossar o caldo).
Coloque todos os ingredientes da lista (menos o amendoim) e deixe apurar no fogo baixo e lentamente. Vá mexendo de 5 em 5 min para não grudar no fundo da panela.
Quando o caldo estiver fazendo bolhas grandes como na foto abaixo, desligue o fogo e acrescente o amendoim. Prove o doce para ver se está no ponto.

 
OBS: Quando a canjica esfria na geladeira ela perde um pouco o doce e fica muito grossa.
Tome cuidado com a canjica quando ela estiver apurando, geralmente as bolhas estouram respingando para fora.

Nenhum comentário: