domingo, 15 de junho de 2008

Frango ao curry e farofa de maracujá

Todos os domingos acordo já pensando nas atividades que me competem aquele dia : carro para abastecer e lavar, roupas a serem colocadas na máquina para bater, feira para fazer e almoço a ser preparado.
Na hora em que se aproxima do momento da feira busco logo papel e caneta para anotar frutas e verduras que não poderão faltar e aproveito este momento para bolar o cardápio do almoço, pois uma vez indo à feira posso encontrar lá todos os ingredientes necessários.
Hoje ao sentar para resolver o cardápio veio a lembrança um sabor que para mim foi e será sempre inigualável, Frango ao Curry e Farofa de Maracujá.
A primeira vez que degustei esta combinação perfeita e marcante, foi em um jantar no restaurante (ZEM) que dispõe de um cardápio um tanto exótico. Estava na companhia de um amigo que por sinal comemorava mais um aninho de vida naquela noite.
Bom, chega de detalhes e vamos ao que interessa.
Frango com Curry e leite de coco.
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 dentes de alho picados
2 peitos de frango, sem pele e sem osso, cortados em tirinhas
2 talos de alho-póro, fatiados
2 colheres (sopa) de curry
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de caldo de galinha
1 xícara de leite de coco
sal e pimenta-do-reino a gosto
Castanha de cajú triturada.
Em uma panela, aqueça o azeite e frite o alho até dourar. Junte o frango e o alho-poró, e refogue mexendo às vezes, por uns três minutos. Adicione o curry e a farinha de trigo, misturando bem. Acrescente o caldo de galinha, e cozinhe por mais cinco minutos, mexendo sempre. Junte o leite de coco e ferva por uns cinco minutos ou até obter um molho cremoso. Tempere com sal e pimenta e salpique com as castanhas de caju.
Farofa de maracujá


500 g de farinha de mandioca
2 cebolas médias, em fatias finas
100 g de manteiga
1 xícara (chá) de castanha de caju
2 maracujás, azedo
sal e pimenta do reino, a gosto
Abra os maracujás e coloque a polpa dentro de uma peneira. Coloque um prato sob a peneira para não desperdiçar o suco. Com uma colher, esfregue as sementes contra a peneira, retirando a casca que envolve as sementes. Reserve o suco e as sementes.
Leve uma panela média ao fogo baixo. Acrescente a manteiga, a cebola e deixe fritar até dar uma leve dourada. Acrescente as sementes do maracujá e refogue por mais 1 minuto. Coloque a farinha de mandioca, o suco de maracujá e as castanhas de caju. Mexa por 2 minutos e tempere com sal e pimenta do reino. Retire a farofa do fogo e coloque num recipiente com tampa.

8 comentários:

Carmencita disse...

Que prato requintado,e bem interessante essa farofa com maracujá, fico imaginando o sabor.Bjss

Filipa disse...

Que farofa diferente das que tenho visto, maluca como sou por maracujá não há-de demorar muito até experimentar esta receita. E o frango parece delicioso!

beijinhos

Eliana Scaramal disse...

Se tem algo que sou apaixonada esse é o tal do curry (Risos)! E a farofa de maracujá eu aprendi com Alex Atala e acho um luxo também. Perfeito seu almoço!

Alegna disse...

Uma vez comi uma farofa assim numa feijoada Brasileira e adorei, só não sabia como se cozinhava... obrigada pela receita...

Carla disse...

humm vou fazer esse no final de semana parece otimo...

resolvi fazer um blog e vc foi minha inspiraçao espero q naum se incomode =)

bjos grandes

Agdah disse...

Quem me dera encontrar maracujá por aqui...

Claudia disse...

Eu amo farofa e amo maracujá, mas nunca tinha me passado pela cabeça juntar os dois ingrediente, vou provar! Humm!
Beijos

pipoka disse...

Esta farofa de maracujá me conquistou!

bjs