sexta-feira, 23 de maio de 2008

Gianduia Brownies


Segundo o site de pesquisas Wikipédia Brownie é um bolo de chocolate proveniente dos Estados Unidos da América. Existem várias versões para a origem do brownie; a mais popular é que foi criado por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e os serviu-anunciando a todos que havia preparado alguns "brownies". Os convidados adoraram e a notícia se espalhou e rapidamente sua "invenção" tornou-se popular.
Não importa como surgiu, seja acidental ou propositalmente, o brownie caiu no gosto dos estadunidenses e hoje é uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo. Também pode ser encontrada nos cardápios dos principais hotéis e restaurantes brasileiros e principalmente estadunidenses, invariavelmente acompanhado de sorvete de creme.
Já Gianduia é o termo para a mistura do chocolate com o creme de avelã. A princípio, usada pelos piemonteses como alimento energético, passou depois para guloseima na forma de bombom com inúmeras variações.
A verdade é que o bolo é uma gostosura, se foi por descuido do cozinheiro, este foi um dos melhores descuidos já cometido na cozinha americana.
A fim de fazer o legítimo Brownie, fui direto a fonte. Busquei esta receita em um site americano.
Durante a preparação fiquei meio receosa...SERÁ QUE VAI DAR CERTO? Mas eis aí o resultado e posso certificar de que ficou estupendo.
Agradeço a minha cunhadinha do coração que me deu o maior apoio e ficou na torcida! Bjinhos Rafinha! E ao Nenai que bancou os ingredientes para o experimento. Hihihihih.
Bom, chega de papo, bora para o que interessa.


INGREDIENTES:


1 1/4 xícaras de avelã
120 g de chocolate meio amargo
90 g de chocolate ao leite
1 barra (1/2 xícara) de margarina
1/4 xícara de Nutella
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar
2 ovos grandes.
PREPARAÇÃO
Pré aqueça o forno a 210ºC , unte e enfarinhe uma assadeira quadrada de 23 cm
Processe as avelãs no processador de forma grosseira.
Derreta as barras de chocolate em banho Maria juntamente com a manteiga e a Nutella mexendo ocasionalmente até derreta completamente. Após derreter, retire a panela superior da água quente.
Quando os chocolates derreterem, em uma bacia una a farinha peneirada, o fermento em pó e uma pitada de sal. Adicione o açúcar na mistura de chocolate e os ovos e vá batendo até que a massa fique lisa e homogênea. Adicione a mistura as avelãs já trituradas.
Despeje a massa na assadeira e asse por cerca de 35 a 40 minutos ou até verificar que está assado. Faça o teste do palito.
Desenforme o Brownie em uma travessa quando estiver frio e corte-o em 16 quadradinhos iguais.
Você pode conservar os Brownies em até 5 dias envolvidos por papel manteiga dentro de um recipiente totalmente fechado. Procure guardar em ambiente fresco.

2 comentários:

Julia Valsecchi disse...

Maravilhoso, imagino o sabor souã de brownies evito um pouco em faze-los pois sempre como tudo...
Beijos

Adorei seu blog

Pão, Bolos e Cia. disse...

Adoro brownies e por isso o meu primeiro comentário neste blog vai ficar aqui. Andei a bisbilhotar e gostei do que vi.
Parabéns.